quinta-feira, 6 de maio de 2010

CUIDADOS CORPORAIS DURANTE A GRAVIDEZ

A gravidez é um momento especial na vida da mulher. Mas na nova fase, o corpo sofre uma série de transformações que podem incomodar a futura mamãe, como inchaço, manchas e varizes.

Circulação e inchaço
Um dos incômodos da grávida é o inchaço e a retenção hídrica, provocada pela produção maior de hormônios. Para eliminar esses líquidos, são recomendadas seções de drenagem linfática manual. O procedimento pode ser repetido até a data do parto e, segundo o ginecologista Eliano Pellini, não apresenta riscos.

As varizes são comuns desse período e também podem ser controladas. As principais recomendações dos especialistas são: manter atividades físicas regulares e de maneira moderada, reduzir a ingestão de sal e promover algumas pausas para descanso, sempre acomodando os pés para cima. Evitar usar roupas apertadas e principalmente parar de fumar são itens essenciais.

Outro conhecido inimigo da gestante é a estria, que aparece principalmente na barriga e seios. Ela é causada pelo aumento do peso e o estiramento da pele. "Em primeiro lugar, a mulher deve controlar o ganho excessivo de peso para que a pele não estique demais. Beber bastante água para hidratar de dentro para fora e usar cremes à base de colágeno e elastina.

CONTRA INDICAÇÃO


Tintura de cabelo
Não pode. Quase todas as marcas existentes no mercado possuem amônia na fórmula. A substância pode causar má formação do feto. O couro cabeludo, por ser uma região bastante vascularizada, absorve o produto rapidamente.

Banho de lua/descolorir os pêlos
Pode ser feita, desde que sejam usados produtos que não contenham amônia ou qualquer outra substância restritiva.

Toxina botulínica
Proibida! A toxina botulínica provoca a paralisação dos músculos onde é aplicada, e, caso seja absorvida pela corrente sanguinea, é levada diretamente ao bebê, que pode ser prejudicado pelo efeito. Caso o procedimento tenha sido feito antes da gestação não há perigo.

Corrente russa
É extremamente contraindicada, assim como qualquer outro tratamento com aparelhos eletroestéticos. Os impulsos elétricos, usados para tratamento de flacidez, estimulam contrações uterinas, podendo antecipar o parto e até mesmo provocar aborto.

FONTE: DELAS (COMPORTAMENTO)

Um comentário: